avatar
Pedro Guedes
6 de nov. de 2025, 19:10

Descubra a relação entre a saúde da próstata e a saúde renal 


Você sabia que a saúde da próstata pode influenciar diretamente no bom funcionamento dos seus rins? 


A próstata está localizada anatomicamente próxima à uretra, e quando ela apresenta problemas clínicos, acaba prejudicando a atividade urinária, da bexiga e dos rins. 


Estamos em plena campanha do Novembro Azul, sendo importante discutir e informar a respeito de temas como esse. Logo, dedicamos este texto para você entender quais são as funções da próstata e dos rins, como a saúde de ambas estão relacionadas, quais sinais exigem nosso cuidado e mais.


Entenda a função da próstata e dos rins


Assim como outros órgãos, os rins desempenham múltiplas funções essenciais para a manutenção e o funcionamento do corpo. Entre elas, podemos destacar a filtração do sangue (removendo resíduos metabólicos, toxinas, entre outros), realizar a produção de urina e equilibrar os líquidos, eletrólitos, sais minerais e outras substâncias no sangue. 


Já a próstata está localizada abaixo da bexiga, sendo uma glândula exclusiva dos homens. Sua função principal é a produção de fluido seminal, que corresponde a 20% do volume do sêmen. Além disso, o músculo da próstata também ajuda a impulsionar o sêmen pela uretra durante a ejaculação.


Como a saúde da próstata afeta os rins


Ok, agora que já sabemos quais são as funções dos rins e da próstata, você deve estar se perguntando: mas afinal, de que maneira a saúde de uma afeta a outra?


Aqui entra um problema que costuma fazer parte do envelhecimento masculino: a hiperplasia prostática benigna (HPB). Essa condição é caracterizada pelo crescimento da próstata, quando as células da glândula se multiplicam e ela aumenta de tamanho.


Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, aproximadamente 50% dos homens apresentam essa condição após os 50 anos. Porém, cabe ressaltar que o surgimento da HPB não implica, necessariamente, no diagnóstico de câncer de próstata.


O aumento benigno da próstata acaba comprimindo a uretra, bloqueando o fluxo normal de urina que leva a retenção urinária, que sobrecarrega tanto a bexiga quanto os rins.


🤗 Conheça 5 dicas práticas para controlar sua pressão sem complicações. 


Riscos de infecção, refluxo urinário e problemas nos rins


A obstrução urinária pode causar danos, já que a pressão na bexiga pode afetar os ureteres (os canais que ligam os rins à bexiga), causando refluxo urinário para esse órgão.


Com o passar do tempo, o acúmulo de urina nos rins pode evoluir para um quadro de hidrofenose, que se não for tratada evolui para uma doença renal crônica. Sem diagnóstico e tratamento adequado, casos assim levam à insuficiência e perda gradual, ou total, da função dos rins.


Além disso, a estagnação da urina pode causar infecções no trato urinário e a formação de cálculos na bexiga (quando a infecção se espalha para os rins, causando pielonefrite). 


🤗 Atenção aos cuidados com a saúde renal na terceira idade, saiba mais!


Sinais de alerta que exigem atenção médica


As complicações do descuido com a próstata e com os rins podem ser graves, como pudemos ver anteriormente. Entretanto, a boa notícia é que os sintomas que indicam possível problema prostático e renal são notórios e fáceis de identificar, o que favorece um diagnóstico precoce.


Os sinais mais comuns são:


- dificuldade ou dor ao urinar;

- jato fraco ou interrompido;
- vontade frequente de urinar à noite;

- dor lombar ou abdominal;

- presença de sangue na urina.

Ou seja, ao aparecerem e persistirem esses sintomas, procure com urgência um urologista.


Como prevenir e cuidar da saúde da próstata e dos rins


Parece até clichê falar disso, mas o melhor caminho para prevenir e cuidar da saúde da próstata e dos rins é o autocuidado acompanhado de visitas regulares ao médico de sua confiança. Em outras palavras:


- Faça check-ups regulares: o acompanhamento regular com um urologista e a realização periódica de exames como PSA, toque retal e a ultrassonografia são fundamentais. Portanto, não fuja dos exames, supere preconceitos e foque no autocuidado.


- Mantenha hábitos saudáveis: esse item é benéfico não apenas para a saúde renal e da próstata, mas para a manutenção geral do organismo. Tenha uma alimentação equilibrada e nutritiva, esteja sempre bem hidratado, pratique exercícios e tome como hábito controlar a sua pressão arterial.


- Evite automedicação: você não é médico para saber realmente como está a sua próstata e seus rins para se automedicar. Tomar medicamentos sem prescrição podem prejudicar sua saúde renal e mascarar sintomas prostáticos.


🤗 Descubra como cuidar da saúde dos rins, desde a infância!


Faça acontecer: cuide de si e fortaleça com a gente o Novembro Azul


O acompanhamento médico sempre é o melhor caminho para detectar problemas prostáticos e renais, por isso, não deixe de realizar consultas periódicas com um urologista da sua confiança.


Aproveite o Novembro Azul para marcar uma consulta, realizar esse acompanhamento tão importante e agendar exames preventivos. E claro: se informe o máximo que puder sobre assuntos ligados à saúde da próstata e dos rins, no fim, a informação é sempre o melhor remédio!


Como todos os anos, o Instituto Deixe Vivo participa ativamente do Novembro Azul. Queremos informar o maior número de pessoas sobre a importância do autocuidado e de estar com a saúde em dia, seja a renal ou a prostática.


E o lado bom de tudo é que você pode nos ajudar! Faça este conteúdo chegar para mais pessoas, compartilhe e indique-o para seus amigos e familiares. O seu apoio nos fortalece e ajuda a salvar vidas.